quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Polêmica: Sulfatos, Parafina, Silicones (No/ Low Poo)

| |



Olá, pessoas! Tudo bem por aí??? Estavam com saudade? Eu sim!

        O post de hoje é sobre um assunto que tem gerado muita dúvida, pois as pessoas que defendem a técnica de No e Low Poo muitas vezes condenam produtos que amamos.

   Mas o que é No e Low Poo?

       Sabe quando você tá no banho lavando o cabelo e aquela espuma vai lavando até sua alma? É uma sensação deliciosa, mas você já percebeu que depois de tirar o shampoo o cabelo fica endurecido e seco? Então, a maioria dos shampoos comuns contém substâncias chamadas de sulfatos que são os responsáveis por retirar a maioria dos resíduos, o problema é que o sulfato acaba tirando lipídios, proteínas e outros nutrientes que nosso cabelo precisa.
 
        Acreditando nisso foram difundidas duas técnicas pra reduzir o número de lavagens e da utilização desses sulfatos no cabelo:

 A primeira é menos radical e é chamada de Low Poo, ela te permite lavar o cabelo com shampoos sem sulfato ou com sulfatos muito fracos. Mas isso requer outra abdicação: muitos produtos usados contém parafina e outros derivados do petróleo que só são retirados com sulfatos fortes, Ou seja, nada de sulfatos, nem petrolatos.

O No-Poo é mais incisivo e descarta  lavagens com shampoo. Mas antes de vocês acharem que o praticante fica com a cabeça fedorenta, eu vou explicar que o cabelo é lavado sim! Porém com condicionadores e um anfótero que já vem nos shampoos comuns mas que também é vendido separadamente. Essa nova forma de lavagem é conhecida como Co-Wash.
Obs: Deve ficar claro que adeptos do Low também podem fazer Co-Wash.
Só que com essa mudança de lavagem sem shampoo vem mais uma abdicação: o Co-Wash não limpa silicones insolúveis em água, logo só é permitido usar produtos com silicones solúveis e sem petrolatos.

Ambas as técnicas são indicadas pra todos os tipos de cabelo ( com e sem química, liso, cacheado, crespo, masculino, feminino)

Abaixo tem a lista de produtos proibidos e exemplos de produtos bastante usados:

É amiga, tens que ler o rótulo :)












não esqueça das receitas caseiras!!






E a Parafina é realmente prejudicial aos fios como tantos dizem?
     
         Um dos motivos que me levaram a fazer o post é essa polêmica a respeito dos petrolatos. Não podemos ser tão radicais quando os produtos mais acessíveis tem essas substâncias na composição. O que acontece é que existem pesquisas de que a Parafina (mais comum) forma sim uma película ao redor do fio que pode acabar maquiando o cabelo, mas isso em grande quantidade e não em uma única aplicação. A verdade é que na grande maioria das vezes esses produtos são usados apenas como emolientes;a minha regra sobre a parafina é que se ao ler o rótulo do produto eu ver que não há muitos ingredientes hidratantes e nutritivos, além disso o petrolato está logo no começo da lista de ingredientes eu não compro. Caso contrário, se a parafina estiver ali junto com vários ingredientes hidratantes eu levo pra casa; provavelmente só estará agindo como emoliente para baratear o produto.
VALE LEMBRAR: não sou adepta de Low/No Poo.

Ficou interessada e quer saber como começar?
            Basta fazer uma lavagem profunda com o shampoo normal e depois utilizar produtos indicados pra sua técnica. Tudo tem ainda mais resultados se você fizer o Cronograma Capilar.

Vai funcionar no meu cabelo?
              Isso é algo que não posso prometer, mas se você quiser testar algo novo, vale a pena. Lembre que o seu cabelo passará por um período de adaptação, então ele pode até piorar nos primeiros dias, faça o teste por pelo menos um mês. Se quer um incentivo vou colocar alguns antes e depois que encontrei na internet:




Quer mais informação pra aderir a técnica e tirar dúvidas?
Participe do grupo No/Low Poo Iniciantes no Facebook, lá você pode visualizar produtos diferentes, ter maior esclarecimento, compartilhar resultados, mostrar dúvidas de composições e ajudar outras pessoas: https://www.facebook.com/groups/no.low.iniciantes/

Podem tirar dúvida comigo nos comentários ( to esperando) ou lá na fanpage.
Um super beijo! fiquem com Deus.
Image and video hosting by TinyPic

3 comentários:

  1. Amei ! Já vou começar a prestar atenção e a fazer!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o layout do blog, sobre essa técnica não consigo largar meus produtos favoritos que tem compostos proibidos, mas qualquer dia vou tentar eliminar todos! Post muito explicativo, parabéns
    Beijos
    www.cachoscomsardas.com

    ResponderExcluir